quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O que o Micro&Macro é, e o que não é...


Olá a todos e sejam bem-vindos ao blog. Confesso que raramente entrei em blogs e não sei de onde tirei essa idéia de ter um próprio. Comecei a ler alguns, achei bastante interessante e resolvi me adentrar neste mundo...

Mas surgiu o problema; será que eu posso escrever um blog? Quem sou eu para escrever, que conteúdo eu tenho, sobre o que posso escrever?

Sei que não sou ninguém e que (quase) não tenho conteúdo. Mas também sei que gosto muito do que faço e da área onde isto está envolvido. Resolvi escrever, então, sobre a minha grande paixão: a Ciência. Como estudante de Biologia (Genética), sou fascinado por esse fenômeno tão espetacular quanto improvável chamado Vida, especialmente ao nível do pequeno (micro). Ao mesmo tempo, tenho uma paixão (ainda que amadora) sobre as grandes questões do Universo, das Galáxias e tudo relacionado à esse nível do grande (macro). Então resolvi escrever sobre ambos: Nasce o Micro e Macro blog.

Bom, o já apelidado M&M será um blog onde discutirei (ou discutiremos, caso alguém um dia o leia!) temas relacionados às Ciências da Vida e às Ciências dos Astros. Meu grande objetivo é mostrar o quanto a ciência pode ser fascinante e nos dar respostas sobre (quase) tudo o que nos cerca. Também gostaria de conversar um pouco sobre evolução e tentar passar um conceito mais correto acerca deste tema - afinal, neste ano o grande naturalista inglês Charles Darwin completaria 200 anos. Enfim, sempre estarei aberto a sugestões e disposto a tirar dúvidas sobre os temas relacionados (sempre pesquisando seriamente antes, é claro).

Mas o que este blog não é? Ele não é um local aonde você poderá "copiar e colar" conteúdos para seu trabalho de escola etc. Apesar de buscar escrever sempre baseado em bibliografias confiáveis, certamente este blog não substitui quaisquer livros, artigos ou qualquer pedaço de papel com conteúdo científico confiável. Por isso, sempre haverá uma bibliografia sugerida para que você possa obter informações mais precisas e detalhadas.

Bom, mais uma vez, sejam bem-vindo ao Micro&Macro.

2 comentários:

  1. Vou inaugurar os comentários do seu blog :)
    Achei genial a foto; me passa algo como "o universo está dentro de nós".
    Eu também achei que não teria leitores, somente meu orientador e uns poucos amigos da faculdade, mas já recebi pedidos de ajuda com protocolos que eu fiz. Isso não é um máximo?! E agora fiquei muito feliz com sua visita e resolvi visitá-lo, além do mais, nossos layouts são gêmeos! rs
    E evolução é um tema que me fascina. Posso dar uma sugestão de tópico? Que tal comentar sobre as diferentes opiniões que cercam Darwin? Uns dizem que ele foi um gênio, outros "descem o pau" dizendo que ele foi um "velho babaca que não soube defender seus ideais" - palavras de um colega de classe.
    E seja bem-vindo ao mundo dos blogs científicos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo post Eliane! Que bom que vc gostou da foto. A montagem ficou bastante amadora (fiz no paint!) mas a idéia eu acho que deu para passar.
    Tópico anotado! Esse é um tema realmente interessante e pretendo abordá-lo, assim como divulgar um pouco o "outro pai" da Evolução - o infelizmente esquecido Wallace.
    Obrigado pelas boas vindas!

    ResponderExcluir