sexta-feira, 13 de março de 2009

Emagrecendo... mas o que?

Fala galera!!! Ando meio sem tempo, e olha que as aulas mal começaram. O trote foi bem divertido, como sempre, principalmente o Show de Calouros. Mas isso é outra história...

Enfim, como estou sem tempo, resolvi escrever rapidamente sobre algo que estive pensando recentemente. Vi na TV um programa sobre dieta, dizendo que devemos consumir menos calorias etc. Aí me lembrei daquelas antigas aulas de Bioquímica: Caloria é uma unidade de energia, não massa. Então, à princípio, perder energia não significaria perder massa. Certo?

Pois bem, isso de certa forma é verdade. Sem fazer nada, nosso metabolismo gasta, por dia, 45Kg de ATP! Mas nem por isso emagrecemos tudo isso em um dia (que pena!). Na verdade, transformamos 45Kg de ATP em 45Kg de ADP + P; o que nós gastamos é a energia liberada desta reação.

Mas então, porque emagrecemos?

Novamente, lembrando da velha aula de Bioquímica cheguei a uma conclusão: são os gases! Mais especificamente, um só: O CO2. A glicose que ingerimos é transformada em diversas outras moléculas, que vão perdendo Carbonos até que seja totalmente transformada em CO2. Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória te lembram algo? Então, esse CO2 que expiramos o tempo todo é que seria a "massa emagrecida" por nós. Não é esquisito? Talvez não seja, ou talvez eu esteja errado. Se eu estiver, me avisem!!

Ah, é claro que também emagrecemos a água perdida no suor, mas como a repomos, não considero isso "perda de peso".

Agora vou comer um pouco de "ATP" antes de dormir.
Abraços e até a próxima!

5 comentários:

  1. De fato, não emagrecemos "energia", mas emagrecemos o combustível que fornece esta energia, que vêm especialmente das gorduras! (triacilgliceróis que são quebrados em ácidos graxos e glicerol, o primeiro vai para a mitocôndria, etc etc - adoro metabolismo rs)
    E tudo isso, no final das contas realmente, vira CO2 e água. Mas não podemos generalizar, já que uma grande parte do CO2 expirada pelo organismo também vem da ventilação (assim é que deveria ser chamada o processo de inspiração e expiração, para não se confundir com a respiração celular, que dá um nó na cabeça das crianças!)
    Lembra das aulas práticas de BQ2, que colocava fermento fleishman para fermentar, e a cada intervalo de tempo, pesava-se o béquer e este diminuía o peso? Ah, bons tempos, que saudosismo rs
    Pergunta rápida (não vale pensar mais que 3s): Planta respira?
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Hehehe é isso ae, muito bem falado! Realmente vc gosta de metabolismo =) Tb acho muito interessante todos os processos e integrações que rolam o tempo todo e a gente não percebe.
    Agora, fiquei com uma dúvida: O CO2 da ventilação é o CO2 do ambiente? Mas, se não me engano, 1% ou menos do ar é composto por CO2, certo?
    Outra coisa, tb expiramos O2 né? Não creio que todo o O2 inspirado seja aproveitado!
    E agora que vc falou eu lembrei, eram práticas simples mas bastante legais msm!
    Quanto a sua pergunta: Sim! (demorei 1,5s hehe). E respira sempre, com ou sem sol!
    Bjs =** e valeu!

    ResponderExcluir
  3. Viu? todo mundo demora pelo menos de 1 a 2s (ou até mais) para responder se planta respira.
    Sim, o ar que respiramos tem O2, CO2...mas por causa da pressão parcial nos alvéolos e hemácias, o O2 "entra" ( e nem todo) e o CO2 "sai". Então o CO2 q "sai" é o do ambiente e o que vem do metabolismo...
    Ah, eu lembro de umas coisinhas, mas acho q teria aprendido melhor se ñ tivesse tido um certo prof de prática de BQ2...enfim, águas passadas ;)
    bjão!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do raciocinio.
    Se vc ingere menos "energia" vc tem q produzir energia a partir de nossas reservas, e estas vão ser quebradas em CO2.
    Lia, concordo com vc em partes tb, mas ainda acho q é forçar a barra dizer q a parte do CO2 que exalamos é grande em relação a que eliminamos pela hematose.

    ResponderExcluir
  5. Sammy, é vc?? =P
    Hehehe seja bem-vindo!

    Pois é, apesar de não ser expert no assunto, não acho que a maior parte do CO2 exalado seja do próprio ambiente. Afinal, supondo que a maioria do CO2 exalado seja do nosso metabolismo, isso representa muito pouca massa. Quantas moléculas de CO2 será que exalamos em uma expiração?
    Lembrando que 1 mol de CO2 pesa 44g. Ou seja, 44g de CO2 têm 6,02 x 10 elevado a 23 moléculas!!! É muita molécula pra pouca massa hehehe.
    Enfim, quem sabe um dia eu não esbarro com o Chaloub e pergunto pra ele?!
    Abraços

    ResponderExcluir